A reforma da casa ou apartamento é sempre um momento de felicidade e desafios. Felicidade porque ter algo novo vai chegar. Mas quando o orçamento foge do controle, aí os desafios começam.
Para evitar que sua reforma da sua casa se torne um desafio interminável, elaboramos 5 estratégias para evitar gastos extras.
1. Faça um bom planejamento
Planejamento é uma palavra que muitas vezes deixamos de lado. No entanto, antes de você sair reformando tudo, você precisa colocar as coisas na ponta do lápis, você precisa de um planejamento.
Um bom planejamento vai te ajudar a entender o tamanho da reforma da casa, quando começar e a quantidade de materiais que você precisará. É o planejamento que vai evitar que você cometa erros básicos e desperdice dinheiro.
2. Defina um orçamento
Para que seu planejamento saia como esperado e a reforma da casa aconteça é necessário definir um orçamento. Ele será o seu fio condutor, será o responsável por te guiar com o tipo de materiais que você precisará comprar.
Definir o orçamento ajudará a não extrapolar os gastos. Quem não quer comprar tudo quando vai para loja e encontra uma boa promoção, não é mesmo? Com um orçamento definido, você saberá o que é prioritário.
3. Crie um cronograma para cada etapa
Criar um cronograma ajuda a entender a prioridade e por onde começar. Tratando-se de reforma da casa, um dos grandes erros é querer fazer tudo de uma vez.
Estabeleça prazos, metas, valor máximo de gastos para cada área a ser reformada. Coloque uma data para começo e fim, para que a reforma da sua casa não seja eterna.
4. Faça compra de materiais com boa qualidade
Comprar bons materiais e com preço acessível não é uma tarefa fácil. Material barato não é sinônimo de economia. Tenha cuidado porque o barato pode custar caro. Não adianta comprar materiais baratos que serão trocados pouco tempo depois da reforma.
Procure por lojas especializadas em bons materiais e que podem oferecer um ótimo custo benefício. Conte com ajuda do Tintão para economizar na reforma da sua casa.
5. Busque ajuda de profissionais
É comum pensar que fazer a própria reforma da casa pode custar mais barato. Esse é um mito, nem sempre fazer a reforma com mãos próprias ajuda a economizar. Existem casos que só especialistas podem resolver.
Por tanto, antes de sair por aí derrubando as paredes com tutorial do Youtube, procure fazer alguns orçamentos com arquitetos, engenheiros, etc. Avalie se vale a pena fazer por conta própria ou contratar um profissional.
Lembre-se que fazer você mesmo e no final chamar um profissional para consertar seus erros, pode ter um resultado mais caro que o esperado.
Quer reformar sua casa sem surpresas no orçamento? Temos a solução perfeita para você.