Sofá é um daqueles móveis pelo qual nutrimos muito afeto. Com o passar do tempo, ele fica cada vez mais velho e precisando de reforma.
O tecido para sofá é uma das peças que mais necessita de reforma ou substituição com o passar do tempo. A boa notícia é: existem opções boas e baratas para você mesmo reformar o tecido do seu sofá.
1. Material necessário para reformar o tecido do sofá
Para reformar o tecido do sofá você precisará de:
- Grampeador próprio para sofá,
- Caneta,
- Tesoura,
- Espuma extra para melhorar o estofado,
- Tecido de sua preferência,
- Alfinetes.
2. Tipos de tecido para sofá
Agora que você já sabe qual material usar na reforma, preste atenção na escolha do tipo de tecido para o sofá.
- Linho: Quer que sua casa tenha um ambiente minimalista e sofisticado? Se a resposta for sim, então você deve comprar o linho. O tecido proporciona vantagens
- Suede: o tecido suede é um tipo de camurça sintética. É muito procurado por garantir elegância, conforto e alta durabilidade. Além disso, se comparado com outros modelos o suede tem um baixo custo, como: sustentabilidade, durabilidade e beleza, além de ser antialérgico.
- Sarja: uma das opções mais indicadas para quem busca praticidade e bom custo-benefício. Suas principais características são o conforto e a maleabilidade, além de ser referência quando se fala em resistência, o que coloca os sofás de sarja entre os favoritos para casas com crianças pequenas e animais de estimação.
- Algodão: com revestimento casual e textura macia, o algodão oferece a sensação de aconchego ao estofado, mas é um tecido que precisa de limpezas frequentes por ser de fácil aderência à sujeira.
- Veludo: indicado para locais com o clima mais ameno, o tecido de veludo proporciona conforto e aconchego ao local. Pensando no design do ambiente, ele traz elegância e requinte para o espaço, mas atenção: não é recomendado para casas com pets pois acumula muito pelo dos bichinhos.
3. Faça você mesmo
Se você já sabe quais materiais usar e quais tecidos comprar, agora chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Para te ajudar elaboramos um passa-a-passo, siga e boa reforma:
- Tire aquela foto bonita do sofá para depois não montar errado.
- Não esqueça das medidas para não comprar a quantidade errada do tecido para o sofá. Lembre-se de deixar 1,5 m de sobra nas bordas do tecido escolhido, para a costura.
- Remova o tecido antigo, tomando o cuidado de deixar as marcas de costura, para te ajudar a colocar o revestimento novo.
- Recorte o novo tecido e faça marcas com caneta onde ele deverá ser costurado.
- Se a espuma estiver em mau estado, substitua por uma nova, antes de costurar o revestimento.
- Use os alfinetes para prender as partes de tecido que serão utilizadas para os braços, assentos e as costas do sofá. Verifique se o encaixe está correto, antes de costurar.
- Confira nas fotos se a montagem está correta.
- Com todos os recortes se encaixando adequadamente, faça as costuras, usando linha reforçada e agulha ou máquina de costura.
- Agora é só encaixar o tecido costurado no sofá, finalizar com o grampeador e ser feliz
Fácil não é mesmo? Não se esqueça que o TINTÃO é seu parceiro ideal na reforma dos seus móveis.
Quer ajuda para encontrar esses tecidos em nossa loja?