Muitas pessoas que possuem casa com espaços pequenos sabem da dificuldade que é decorar o ambiente sem que se perca muito espaço. É preciso pensar no tamanho dos móveis, fazer o planejamento dos cômodos, dentre diversas estratégias para tornar o ambiente bonito e aconchegante.
O que muitas pessoas não levam em consideração é que as cores têm um papel de suma importância dentro das estratégias de amplitude de um ambiente.
Você pode perceber que ambientes mais claros trazem a impressão de um cômodo mais espaçoso, enquanto que locais escuros diminuem mais o ambiente. Para que você possa fazer a escolha correta sobre o assunto, preparamos um conteúdo cheio de informações.
Quais são as cores que ampliam o ambiente?
Não só as cores, mas o modo como você as usa faz toda diferença em um ambiente pequeno. Pode não parecer, mas uma das maneiras mais fáceis de conseguir essa sensação de amplitude é sabendo escolher bem as cores que você deseja usar.
Sendo assim, a sua percepção será muito melhor e os espaços muito melhor aproveitados. Para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui algumas dicas fundamentais para você seguir.
Primeiramente, você deve optar por cores que são claras porque elas refletem melhor a luz. Sendo assim, trazem mais claridade ao ambiente, que por consequência, trazem amplitude.
Dentro da cartela de cores, se for possível optar por tons pastéis, você pode até dar um destaque com paredes coloridas. Então funcionam muito bem as seguintes cores:
- Branco;
- Cinza claro;
- Gelo;
- Verde claro;
- Amarelo claro;
- Rosa claro;
- Bege;
- Marrom claro;
- Azul claro.
Porém, para que você consiga o efeito desejado em seu cômodo pequeno, será necessário que você saiba trabalhar essas cores. Então vamos as dicas:
1. Tenha uma cor destaque em mente
Um ambiente pequeno precisa de destaque. Então, é necessário que você saiba aproveitar isso combinando cores neutras com tons mais quentes criando pontos de destaque.
A parede destaque é que fará com que seu ambiente ganhe a amplitude que você deseja. Antes de mais nada, é preciso saber como fazer isso.
2. Avaliando os pontos de destaque
Se você quer um ambiente totalmente amplo, então o ideal seria que todas as suas paredes e teto fossem de uma única cor clara. Quando você pinta todos esses elementos de uma cor escura, o contrário acontece.
Então preste atenção para que você faça a pintura com a intenção correta. Agora, quando você escolhe pintar só o teto com uma cor forte e as paredes de um tom claro, você acaba trazendo a sensação de teto rebaixado.
Se você tem um pé direito alto e quer diminuir um pouco essa sensação, você pode aplicar cores em todas as paredes menos no teto. Já para alargar o ambiente, você deve escolher uma parede para aplicar cor mais escura e juntá-la com o teto enquanto as outras paredes ficam num tom mais claro.
O mesmo acontece com o efeito oposto. Ao pintar o teto e uma parede com tom mais claro enquanto as outras ficam de outra cor, a sensação que se cria é de um ambiente mais estreito. Então cuidado.
Se a intenção é destacar uma parede, então você pode pintar somente ela de uma cor clara enquanto o restante das paredes e do teto ficam com uma cor mais escura.
E para encurtar o ambiente, só fazer o contrário. As paredes também podem ser encurtadas se você pintar somente a parte de baixo delas em uma faixa extensa.
Sabendo disso, você pode decidir a melhor forma como você pretende arrumar o seu ambiente. Leve em consideração esses fatores para que você possa dar amplitude nas partes que deseja.
3. Tenha um estilo definido
Em ambientes pequenos, para que se possa ter uma sensação de espaço maior, o minimalismo é o estilo mais adequado pois trabalha peças pontuais em locais estratégicos sem acumular visualmente.
Porém, se esse não é o seu estilo, tudo bem! Ainda dá para você encher o seu ambiente de personalidade sem abrir mão dos espaços. Tudo o que você precisa é estudar bem os locais para que você saiba como trabalhá-los .
Dissemos que cores de paredes mais claras fazem diferença e o mesmo se aplica nos tons dos móveis. Se você é uma pessoa mais colorida, tente trabalhar isso em sua decoração, nos objetos como almofadas, tapeçaria, jarros, etc.
Além disso, opte por ter nichos, prateleiras e armários embutidos, pois isso acaba otimizando a ocupação física. Ambientes espelhados também trazem a sensação de amplitude, por isso, nos espaços pequenos eles são sempre bem-vindos.
4. Pesquise por referências
As referências são fundamentais para que você saiba se direcionar em ambientes que sejam similares ao seu. Então sempre faça uma pesquisa para que você encontre inspirações diferentes e objetos ou móveis que podem ser agregados no local.
Quais cores usar em cada ambiente?
As cores são algo muito particular de cada pessoa. Tem quem goste de uma casa toda clara, outros com cores mais quentes, frias, coloridas, etc. Sendo assim, esse é um gosto muito pessoal e que vai da preferência de cada um.
Mas, há aquelas cores que casam mais com o que o ambiente quer passar. Por exemplo, o banheiro geralmente é o local que usamos para relaxar, se renovar e ficar tranquilo. Portanto, você pode apostar em tons que trazem mais aconchego.
Geralmente cores vivas e quentes cumprem bem o seu papel como rosa, laranja ou amarelo. Mas também o azul, verde e lilás são tons que trazem bastante a sensação de tranquilidade e bem estar.
A cozinha, pelo contrário, é um dos ambientes em que mais ficamos. Nela, temos que ser ativos e dinâmicos, por isso que as cores podem ser variadas e vibrantes.
Os quartos podem seguir uma linha mais tranquila, então opte por tons mais terrosos ou pastéis. Você também pode colocar papéis de parede e luzes que ornem com a decoração.
Conclusão
Vimos aqui como você pode ampliar espaços pequenos sem ter que passar por uma grande reforma. Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor.
Tem algo a dizer ou ficou com alguma dúvida? Então deixe-a aqui nos comentários e compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que está tendo dificuldades com o ambiente pequeno.